A SLY vêm despertar o auto-conhecimento e a disciplina interior de cada ser em seu devido contexto íntimo!
Sociedade de Luz Yeperssoven
Harmonia, Equilíbrio e Saúde
Terapias Orientais
Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurvédica
Medicina Ayurvédica
O Poder do Conhecimento
A palavra Ayurveda em sânscrito é formada por duas partes: ayus ou vida e veda ou conhecimento. O Caraka Samhita (compêndio de Caraka), principal texto de clínica médica, defini ayus da seguinte forma:
“O termo ayus é a combinação de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma” (Caraka Samhita, trad. Dash e Sharma, 2007: vol I, p 25)
Segundo esta definição Ayurveda é o conhecimento ou a ciência da vida e possui uma evolução e desenvolvimento de milhares de anos no subcontinente indiano. Os principais textos autorizados são os compêndios clássicos conhecidos como “Brihat Trayi” ou o grande trio: Caraka Samhita (escola de clínica médica), Susruta Samhita (escola de cirurgia) e Astanga Hrdayam (coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata). Todo estudante de Medicina Ayurvédica, na Índia, pesquisa estes antigos livros escritos em sânscrito.
A Medicina Ayurvédica afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha-bhutas, inclusive o corpo físico, são eles: espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano, dentro desta filosofia o Homem é um microcosmo do universo, o macrocosmo. Os elementos se unem dois a dois para formar os doshas (humores biológicos) que atuam na nossa fisiologia assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos. Espaço e ar formam o dosha Vata, fogo e água geram o dosha Pitta e água e terra formam o dosha Kapha. Podemos afirmar que os doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, porem quando ocorre uma desarmonia tornam-se suas expressões patológicas.
Para tratarmos os nossos desequilíbrios temos que antes apontar o dosha que está em desarmonia (diagnóstico do desequilíbrio), neste site encontramos o questionário dos doshas que aponta esta desarmonia através de um interrogatório com 27 questões para cada dosha. Você deve responder as questões de acordo com os seus sintomas atuais, pensando em como você está se sentindo nos últimos dias. Após isto é interessante ler sobre os doshas (botão princípios básicos) e a dieta dos doshas (botão alimentação).
O Ayurveda é uma medicina complexa e completa e utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os doshas: massagem ayurvédica, óleos medicinais, dieta, rotina diária de hábitos saudáveis, oleação e sudação (purvakarma), fitoterapia (uso terapêutico das plantas medicinais), terapias purificadoras (panchakarma), medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas (rasa shastra), recomendação de atividade física, prática de yoga e meditação.
Alinhamento de Chakras
O despertar da Consciência
A medicina holística abrange uma ampla gama de práticas médicas que se baseiam em muitos anos de tradição. Com o meu tratamento de Aconselhamento intuitivo, seu corpo e mente se sentirão livres de todas as preocupações e coisas estressantes que a vida nos traz. Tenho especialização em uma variedade de técnicas holísticas que seguramente ajudarão a curar você, tanto mentalmente quanto fisicamente.
Acupuntura
A arte milenar das agulhas
Acupuntura, segundo a Organização Mundial da Saúde, é um método de tratamento complementar. A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) indica seu uso para cerca de 300 doenças, baseada na experiência de sua adoção como técnica de tratamento para a saúde ao longo dos 5.000 anos da cultura chinesa. A partir das recomendações da OMS, sugerindo seu oferecimento entre as formas de medicina complementar, houve um movimento de abertura legal para a prática desta especialidade por diversos profissionais da saúde com formação em nível superior: Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia e Enfermagem.
Os mecanismos da acupuntura é um método de estimulação neurológica, com efeitos sobre neurotransmissores, neuromoduladores e reação do sistema imunológico (pró e anti-inflamatória). Essa técnica chama a atenção devido ao domínio da dor, e por visar a prevenir e a tratar as doenças através do equilíbrio das energias circulantes no corpo, pois acreditam que um organismo equilibrado não adoece. O domínio da dor pode estar relacionado à liberação de endorfinas causadas pelos estímulos das agulhas sobre os nervos específicos. Além do alívio da dor que proporciona, aceito já pela maioria dos profissionais de medicina, a OMS lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada (enxaquecas, problemas gastro-intestinais, alergias entre outras).
A técnica da acupuntura se baseia na existência de acupontos, distribuídos ao longo de doze linhas imaginárias, chamadas meridianos (coração, fígado, baço-pâncreas, pulmão, estômago, rim, circulação-sexo, intestino delgado, vesícula biliar, intestino grosso, bexiga e triplo aquecedor), que percorrem o corpo no sentido vertical, formando pares simétricos nas faces dorsal e ventral da superfície corporal, os quais, devidamente estimulados, são capazes de promover uma série de benefícios à saúde do indivíduo.